Exames e Procedimentos

Oferecemos diversos tipos de exames e procedimentos

REFRATOMETRIA COMPUTADORIZADA: Exame utilizado para obter uma medida aproximada do grau do olho do paciente. Por meio dele, e de maneira aproximada, é medida a refração do olho para detectar e acompanhar a evolução da miopia, da hipermetropia, do astigmatismo.

ACUIDADE VISUAL: Esse exame mostra se a pessoa enxerga detalhadamente uma palavra ou um símbolo a uma determinada distância e se vê com clareza as formas e contornos dos objetos. É avaliada a visão de longe e perto.

BIOMICROSCOPIA: A biomicroscopia é indicada em todos as consultas oftalmológicos de rotina para ver como está a saúde dos olhos e investigar doenças oculares.

BIOMETRIA ULTRASSÔNICA E ÓPTICA: Biometria ocular mede a distância entre as estruturas oculares e o comprimento axial dos olhos. Ela deve ser feita em pacientes que se submeterão à cirurgia de catarata para determinar o grau da lente intraocular a ser implantada durante a cirurgia.

CURVA TENSIONAL DIÁRIA: Exame que tem como objetivo avaliar o comportamento da pressão intraocular em horários diferentes do dia, visando detectar possíveis flutuações. É muito importante para pacientes com suspeita de glaucoma ou no monitoramento dele.

CAMPO VISUAL COMPUTADORIZADO: O campo visual é a amplitude da percepção visual, ou seja, é a área do espaço que é percebida pelo olho

O exame de campo visual tem como objetivo quantificar esse espaço e apontar alterações no campo da visão, indicando a existência de cegueira em alguma parte do olho, que, muitas vezes, não é notada pelo paciente. Sua principal indicação é no uso para pacientes portadores de glaucoma ou com suspeita clínica da doença.

FUNDOSCOPIA (FUNDO DE OLHO): Exame no qual o médico oftalmologista utiliza uma lente auxiliar para avaliar através da pupila e de forma detalhada, a retina, incluindo mácula (área nobre da visão) e o nervo óptico

GONIOSCOPIA: Exame que tem como objetivo avaliar o ângulo interno (seio camerular) dos olhos, permitindo classificá-lo em aberto, intermediário ou fechado. Exame de grande importância no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma, além de auxiliar no diagnóstico de outras patologias oculares (como por exemplo os tumores que acometem o segmento anterior dos olhos).

MAPEAMENTO DE RETINA: O mapeamento de retina é um exame muito realizado e que tem como objetivo avaliar de forma detalhada toda a retina. Ele deve ser feito anualmente como prevenção, uma vez que os problemas na retina na grande maioria dos casos se manifestam em estágios avançados.

MICROSCOPIA ESPECULAR DA CÓRNEA: Exame que visa avaliar de forma detalhada todo o endotélio corneano. São realizadas fotografias de determinadas células, mostrando como estão suas formas, a quantidade e a saúde das mesmas.

Trata-se de um exame recomendado às pessoas que farão cirurgias oculares.

PAQUIMETRIA ULTRASÔNICA: Esse exame tem como objetivo medir a espessura corneana, sendo imprescindível no planejamento de cirurgias refrativas (para corrigir a miopia, por exemplo). 

Além disso, é muito utilizada no estudo de pacientes com glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é “ajustada” de acordo com a espessura da córnea.

POTENCIAL DE ACUIDADE MACULAR: Tem como objetivo avaliar o potencial de visão macular (área nobre da visão). É um exame indolor em que é realizada a dilatação da pupila.

É indicado para os pacientes que apresentam baixa acuidade visual e para os que serão submetidos a cirurgias oftalmológicas, como por exemplo a cirurgia de catarata. 

RETINOGRAFIA SIMPLES OU COLORIDA: Consiste em um exame que faz diversas fotografias do fundo do olho, das estruturas da retina, coroide, vasos sanguíneos e papila óptica.

Exame complementar importante para diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças da retina, como glaucoma, dmri, retinopatia diabética dentre outras.

SENSO CROMÁTICO (TESTE DE ISHIHARA): Ele detecta doenças que causam confusão na distinção de cores — como verde e vermelho no daltonismo, e azul e amarelo em doenças da mácula. 

O teste consiste na observação de cartões coloridos, cada um com vários círculos com cores ligeiramente diferentes entre si. A pessoa que não consegue enxergar um número no centro dessa combinação de cores pode estar com algumas dessas condições.

TESTE DE SCHIRMER (OLHO SECO): Esse exame busca avaliar se a produção de lágrimas pelos olhos é satisfatória para mantê-los suficientemente lubrificados. É realizado com a utilização de tiras de papel semelhantes ao papel de filtro, que ao serem posicionadas em contato com a conjuntiva ocular irão permitir a medição da quantidade de lágrimas produzidas

TESTE DE SOBRECARGA HÍDRICA: O teste de sobrecarga hídrica serve exatamente para identificar a capacidade de drenagem do humor aquoso.

TONOMETRIA DE APLANAÇÂO: É o exame que mede a pressão intraocular (pressão do olho), através de um aparelho que entra em contato com o olho do paciente. Deve ser realizado em toda consulta oftalmológica.

TOPOGRAFIA DE CÓRNEA ou CERATOSCOPIA COMPUTADORIZADA: Exame que tem como objetivo fazer um mapeamento topográfico de toda a córnea, sendo indicado para avaliar o tipo de astigmatismo, para o diagnóstico e acompanhamento de doenças corneanas, e para o planejamento de cirurgias oculares.

TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA: tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame complementar, não invasivo, que utiliza o princípio da refletometria óptica da luz para obter imagens precisas e de alta resolução permitindo a avaliação de estruturas oculares. 

É um exame fundamental no diagnóstico e acompanhamento de doenças da retina, coróide, vítreo, nervo óptico (GLAUCOMA) e seguimento anterior do globo ocular.

Exames e procedimentos oftalmológicos em Muriaé-MG