Você passou por uma consulta oftalmológica de rotina, o seu oftalmologista suspeitou de glaucoma e o encaminhou para uma avaliação com um especialista em Glaucoma. O que esperar de uma consulta com especialista em Glaucoma?
Durante um consulta especializada em glaucoma, o oftalmologista irá conversar com você para buscar fatores de risco, já citados anteriormente, para o desenvolvimento da doença.
Após história clínica detalhada, será realizado o exame oftalmológico e se confirmada a suspeita da doença, serão realizados exames complementares adicionais.
Exames oftalmológicos complementares:
– Retinografia Colorida
– Paquimetria
– Campo visual computadorizado
– Gonioscopia
– Tomografia de Coerência Óptica de disco óptico (OCT)
TONOMETRIA: Durante a tonometria, o médico oftalmologista instilará o colírio anestésico e o colírio de fluoresceína (o famoso colírio laranjinha). Em seguida, ele usará um dispositivo chamado tonômetro para medir a pressão do olho. O exame é indolor.
FUNDOSCOPIA: Com o auxílio de uma lente de aumento, o oftalmologista avaliará diretamente o nervo óptico em busca de alterações estruturais que sugerem o glaucoma.
RETINOGRAFIA: Exame utilizado para documentação e acompanhamento das alterações do nervo óptico.
É realizada uma fotografia do nervo óptico. O exame é indolor e pode ser necessário a instilação de colírio para dilatar a pupila. Portanto, o paciente deve estar acompanhado.
PAQUIMETRIA: A paquimetria é um exame indolor que mede a espessura da córnea. Uma córnea fina é um fator de risco para glaucoma. A espessura da córnea também tem o potencial de influenciar as leituras da pressão ocular. Usando a paquimetria, seu médico pode entender melhor suas leituras de pressão ocular e desenvolver um plano de tratamento certo para você.
GONIOSCOPIA: Exame utilizado para avaliar as estruturas do ângulo anterior dos nossos olhos e para classificar o tipo de Glaucoma. O oftalmologista instila o anestésico e utiliza uma lente auxiliar para realizar o exame. O exame é indolor, porém pode sentir uma pequena pressão quando a lente entrar em contato com os olhos.
TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT): Exame que tem como objetivo avaliar estruturalmente a retina e o nervo óptico, para detectar lesões precoces nas camadas de fibras nervosas.
Dr. Bruno Sá Antunes de Souza
CRM 77831 – RQE: 43384
Médico Oftalmologista
Especialista em Catarata e Glaucoma